A Incontinência urinária é a perda involuntária da urina. Pode ser dividida em 3 categorias: esforço, urgência e mista.
Existem basicamente três tipos, com causas e sintomas diferentes.
Ocorre quando o grande músculo da bexiga está hiperativo, devido a pequenos danos nos nervos (cirurgia ou parto). Se caracteriza pela necessidade urgente em ir ao banheiro, mesmo quando a bexiga contém pouca urina (homens com esses sintomas podem estar relacionado ao aumento do tamanho da próstata, o que não é um problema urinário);
Os músculos que envolvem a uretra evitam que a urina escape. Quando eles tornam-se fracos, mesmo pequenas quantidades de nosso stress diário podem ocasionar o escape de pequena quantidade de urina. Por exemplo, atos como tossir, espirrar, rir, se exercitar ou levantar objetos pesados podem causar um breve relaxamento desses músculos, permitindo que seja liberada a urina. Nas mulheres esse tipo de incontinência ocorre frequentemente após a gravidez ou menopausa.
É comum ocorrer sintomas de ambos os tipos descritos anteriormente e, nesse caso, cada sintoma deve ser tratado separadamente.
Não existe um tratamento único que seja eficaz para ambas as condições.
O tratamento irá depender da causa e do tipo da incontinência. De uma maneira geral, a incontinência de esforço é tratada com fisioterapia ou cirurgia (Sling), e a por hiperatividade do músculo detrusor é tratada com medicamentos.