Andrologia

EJACULAÇÃO PRECOCE



EJACULAÇÃO PRECOCE

A Ejaculação Precoce é um tipo de disfunção sexual e ejaculatória, também conhecida como ejaculação rápida. Essa ocorre quando um homem tem um orgasmo mais cedo do que o esperado, por ele ou por sua parceira, durante a relação sexual.

A chamada ejaculação precoce caracteriza-se pela falta do controle sobre a ejaculação, ou incapacidade de retardar a ejaculação, causando aflição pessoal, dificuldades de relacionamento e insatisfação com a relação sexual. Se a situação é recorrente, é aconselhável que se procure um médico especializado.

Não existe um limite de tempo definido sobre o que é cedo ou tarde (ou rápida/precoce), esse tempo é determinado pela satisfação de cada um dos parceiros ou do casal.

Em termos mais simples, a ejaculação rápida (ou precoce) surge quando há dificuldade em se controlar o momento da ejaculação, o que pode ocorrer após um pequeno estímulo sexual ou imediatamente após a penetração. É um problema comum, chegando a afetar entre 20-30% dos homens no Brasil.

O tratamento se inicia já no consultório, com uma psicoterapia junto ao paciente. Além disso, existem várias medicações (via oral, cremes, gel) que podem ser utilizadas para aumentar o tempo ejaculatório, oferecendo uma maior qualidade de vida ao paciente e, consequentemente, uma melhora na Saúde Sexual Masculina.