Andrologia

DISFUNÇÃO ERÉTIL



DISFUNÇÃO ERÉTIL

A disfunção erétil (DE) é o termo médico que descreve a incapacidade de obter uma ereção ou de manter o pênis ereto por tempo suficiente para completar uma relação sexual. Essa doença é popularmente denominada impotência. É um dos problemas sexuais masculinos mais comuns e se torna mais frequente com a idade. Estima-se que entre 15 a 30 milhões de homens nos Estados Unidos sofram de DE, apesar de nem todos se angustiarem igualmente pelo problema. Já o Estudo da Vida Sexual do Brasileiro (EVSB), publicado em 2006 evidenciou a prevalência de DE no Brasil em 45,1% (31,2% mínima, 12,2% moderada e 1,7% completa).

A maior parte dos homens tem dificuldades com suas ereções ocasionalmente. Em alguns homens, contudo, isso é um problema mais frequente, o que pode causar baixa autoestima, ansiedade, depressão e estresse. A DE pode afetar a qualidade de um casamento ou de um relacionamento íntimo. Felizmente há muitos tratamentos disponíveis, que são seguros e eficazes.

De forma simplificada o tratamento se dá numa sequência: medicações orais, injecção no pênis (intracavernosas) e cirurgia para colocação de prótese peniana. Pacientes que apresentam deficiência do hormônio masculino testosterona também podem apresentar dificuldade de ereção, e o tratamento é a reposição hormonal.Nos jovens, a causa predominante de disfunção sexual é de origem psicogênica.