Uro-Oncologia

CÂNCER DE BEXIGA

Os tumores de bexiga são duas a três vezes mais comuns nos homens do que em mulheres e duas vezes mais frequentes nos brancos do que em negros. O pico de incidência do câncer de bexiga ocorre entre os 60 e 70 anos de idade: cerca de 90% dos pacientes recebem o diagnóstico depois dos 55 anos.

Sintomas
Sinais e sintomas que podem ser encontrados em pacientes com câncer de bexiga: - Sangue na urina (hematúria) - urina pode ficar avermelhada ou bem escurecida, normalmente sem dor ao urinar. A urina pode ainda parecer normal, mas o sangue pode ser detectado pelo exame microscópico da urina.
- Micção freqüente (polaciúria)
- Dor ao urinar (disúria)
- Dor nas costas
- Dor pélvica

Fatores de Risco
Dentre os principais fatores que podem aumentar o risco de câncer de bexiga podemos citar:
• Cigarro - Fumar cigarros, charutos ou cachimbos podem aumentar o risco de câncer de bexiga, fazendo com que produtos químicos prejudiciais se acumulem na sua urina.
• Quando você fuma, seu corpo processa os produtos químicos da fumaça e excreta alguns deles em sua urina.
Estes produtos químicos prejudiciais podem danificar o revestimento de sua bexiga, aumentando o risco de câncer. De uma maneira geral, quem fuma possui 2 a 6 vezes mais chance de desenvolver câncer de bexiga contra quem não fuma.
• Idade - Seu risco de desenvolver câncer de bexiga aumenta com a idade. O tumor pode ocorrer em qualquer idade, mas é raramente encontrado em pessoas com menos de 40 anos.
• Raça – Pessoas da raça branca têm maior risco de desenvolver câncer de bexiga do que as pessoas de outras raças.
• Gênero masculino - Os homens são mais propensos a desenvolver câncer de bexiga do que as mulheres.
• Exposição a determinados produtos químicos - Seus rins desempenham um papel fundamental na filtragem e eliminação de substâncias químicas nocivas de sua corrente. Por isso, pensa-se que determinados produtos químicos podem aumentar o risco de câncer da bexiga.
Produtos químicos ligados ao risco de tumores de bexiga incluem arsênico e produtos químicos utilizados na fabricação de tintas, borracha, couro, têxteis e produtos de pintura.
Diagnóstico

Cistoscopia: Durante a cistoscopia, o médico realiza um procedimento endoscópico através de sua uretra, através de um aparelho chamado cistoscópio. O cistoscópio tem um sistema de iluminação de lente e de fibra óptica, permitindo que o seu médico veja e examine o interior de sua uretra e bexiga.

Biópsia: Durante a cistoscopia, o médico pode realizar uma amostra de material para análise posterior no laboratório.

Citologia de urina: Uma amostra de sua urina é analisada sob um microscópio para verificar a presença de células cancerosas.

Tratamento

As opções de tratamento para o câncer de bexiga dependem de uma série de fatores, incluindo o tipo e estágio do câncer, sua saúde geral, e as suas preferências de tratamento. Discuta suas opções com o seu médico para determinar quais tratamentos são melhores para você.
Para os tumores superficiais da bexiga, ou seja, que ainda não invadiram a parede muscular, seu médico pode recomendar:
- Ressecção transuretral da bexiga
- Imunoterapia com a vacina da BCG
Já para aqueles tumores que invadiram camadas mais profundas da sua bexiga, seu medico pode indicar:
- Retirada completa da bexiga (cistectomia radical)
- Quimioterapia
- Radioterapia